Devolutiva na comunida de Boa Esperança
Encontro com os colaboradores da nossa Pesquisa CGPRITS PeEx e entrega do material de extensão como retribuição ao conhecimento produzido em conjunto.
Pesquisa com responsabilidade social
Encontro com os colaboradores da nossa Pesquisa CGPRITS PeEx e entrega do material de extensão como retribuição ao conhecimento produzido em conjunto.
O Nupeam lançou neste mês de agosto dois livros resultados da pesquisa do Edital CGPrits PeEx 2021 com financiamento da FAPESPA e apoio institucional da Pró-Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará. A pesquisa contou com 4 professores doutores do IFII, com a coordenação do prof. Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira. O projeto integrado produziu o livro Ensino e Interdisciplinaridade: experiências de pesquisa e extensão na UFOPA e a cartilha de extensão Práticas interdisciplinares em Projeto Integrado: CGPRITS PeEx Universidade Federal do Oeste do Pará. Participaram como pesquisadores o mestrando Jean Matheus Souto de Miranda (PPGSAQ), Igor Oliveira da Silva (PPGCS), Josué de Lima Carvalho (PPGADM UNAMA), Ana Akel Sampaio da Silva, Alessandro Vitor Mota Gomes, Alaide Hecke de Almeida, Camila de Souza Lima, alunos de graduação.
O projeto gerou um produto na área de Antropologia Visual chamado Da Vida das Plantas (2023) ,com a direção de Rubens Elias Duarte Nogueira e Igor Oliveira da Silva.
Os planos de trabalho serão apresentados no XI ENANPPAS, principal evento interdisciplinar, a ocorrer na UFPR, em setembro de 2023.
Capa da cartilha de extensão
Comemorando o resultado do trabalho
Rubens, Andrei e Alessandro.
Capa do livro com resultado de pesquisa
O documentário curta metragem Da Vida das plantas conta a trajetória de pessoas que estão diretamente envolvidas com as plantas medicinais e a produção de remédios fitoterápicos para o tratamento de diversas doenças físicas e também "espirituais". O vídeo foi gravado nas zonas rural e urbana da cidade de Santarém, município do Baixo Amazonas e que tem uma forte tradição com o trato de doenças com "drogas do sertão". Esse documentário surgiu como espécie de insight, ao cumprir um plano de trabalho vinculado ao Edital CGPrits-PEEX 2022 vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Oeste do Pará. É uma produção do Nupeam em Imagens,que é um grupo de estudo que se interessa em construir narrativas antropológicas audiovisuais de modo a permitir um alcance maior do público com os temas que vimos tratando no interior da universidade. FICHA TÉCNICA: Diretor e roteiro: Rubens Elias Co-direção: Igor Oliveira da Silva Produtora: Nupeam em Imagens Produção: Ana Akel Sampaio da Silva e Alessandro Vitor Gomes dos Santos Edição: Ilgner Juan Som: Igor Oliveira da Silva Projeto de pesquisa e extensão: O Quanto somos interdisciplinares? Ensino, pesquisa e extensão nas práticas pedagógicas no Ensino Superior Docentes vinculados ao projeto: Sandra Maria Sousa da Silva Andrei Santos de Morais Financiamento: Comitê Gestor dos Programas Institucionais CGPrits PEEX 2021, Edital 01/2022 Reitoria UFOPA PNAES CNPQ Apoio Institucional: Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS - Ufopa) Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/Ufopa) Agradecemos a todos as pessoas que gentilmente nos compartilharam os conhecimentos e saberes de modo a viabilizar a produção e criação desse documentário.
PROJETO INTEGRADO INTERINSTITUCIONAL
Monitoramento do acordo de pesca da Flona Tapajós e da Resex Tapajós-Arapiuns: construção de atores sociais, redes de cooperação e desenvolvimento local
RESUMO
Este projeto de pesquisa tem como interesse monitorar os indicadores socioambientais a partir das interações entre instituições públicas e atores sociais que viabilizaram a construção do acordo de pesca para região do Médio e Baixo Tapajós, compreendidos aqui como partes interessadas na realização e efetivação da gestão dos recursos pesqueiros na região. Trata-se do primeiro acordo de pesca que regulamenta o uso, acesso e usufruto dos recursos pesqueiros de um corpo de água fluvial. Até então, os acordos de pesca consistiam em instrumentos normativos comunitários ou envolvendo determinadas localidades situadas em lagos, precisamente. Este acordo inaugura, por conseguinte, novas formas de interpretação jurídico-legal sobre o direito difuso e tem um alcance de mais de 100 comunidades ao longo da Floresta Nacional do Tapajós, na margem direita, e a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na esquerda. O Acordo de Pesca foi homologado através de Decreto Estadual 1.686/2021 e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de novembro de 2022. O acordo foi discutido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2017 em mais de 50 reuniões comunitárias e intercomunitárias, sendo aprovado em assembleia geral em XX de XX de 2018 na Colônia de Pescadores Z-20 de Santarém.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: UFOPA, UFRA, ICMBIO, IBAMA, SEMAS (ESTADUAL E MUNICIPAL), EMBRAPA.
EQUIPE DE PESQUISADORES: Rubens Elias Duarte Nogueira, Marcelo Raseira, Jackeline Spindola Nóbrega, Tony Marcos Porto Braga, Charles Hanry Faria Junior, Maurício William de Lima, Alcilene Magalhães Cardoso.
ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO ENVOLVIDOS: Andreza Barbosa Trindade, Igor Oliveira da Silva, Diogo dos Santos Vieira.
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: Fernanda Rodrigues, Erick Vasconcelos, Wilce Pinheiro, Jonas Pedroso.
PROJETO DE EXTENSÃO (EM ANDAMENTO)
NUPEAM EM IMAGENS 2022
RESUMO
Este projeto visa documentar as culturas locais através da produção de filmes documentários . Justificativa: é necessário documentar as culturas amazónicas através do cinema documentário de modo a permitir passar o conhecimento de uma geração a outra.
Palavras-Chave: Cinema; Documentario; Cultura;
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: UFOPA
EQUIPE DE PESQUISADORES: Rubens Elias Duarte Nogueira ; Igor Oliveira da Silva
PRODUTOS:
Documentário - Da vida das Plantas (Lançamento em organização).
PROJETO INTEGRADO PEEX CGPrits 2021 (EM ANDAMENTO)
“O quanto somos interdisciplinares?" Ensino, pesquisa e extensão nas práticas pedagógicas no Ensino Superior
RESUMO
Este projeto tem como objetivo desenvolver o projeto de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, nas esferas do ensino, pesquisa e extensão, tomando como proposta a interdisciplinaridade. Pensar a produção do conhecimento nas sociedades atuais requer práticas científicas multidisciplinares, promovendo o diálogo interdisciplinar.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: UFOPA.
EQUIPE DE PESQUISADORES: Rubens Elias Duarte Nogueira (Coordenador), Sandra Maria Sousa da Silva, Andrei Santos de Morais, Iani Dias Lauer Leite.
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: Alessandro Vitor Mota Gomes, Ana Akel Sampaio da Silva, Alaide Hecke, Camila Souza.
ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO: Jean Matheus Souto de Miranda
PROJETO DE PÓS-DOUTORADO - UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL (CANADÁ) (ENCERRADO)
Territórios, mente, corpo, mediações: as relações entre humanos e não-humanos na construção da territorialidade em comunidades pesqueiras ribeirinhas no Brasil e Québec – estudo comparativo.
RESUMO
Este projeto propõe compreender como imagens míticas são construídas das culturas autóctones do Canadá e do Brasil dentro de uma proposta bachelardiana no tocante às imagens e em relação às dimensões humana e não-humanas presentes nessas cosmologias apoiamo-nos nas ideias de Descola, Viveiros de Castro e Slater. Tanto a territorialidade Atikamekw Nehirowisiwok quanto a territorialidade dos povos das florestas, no Brasil, podem ser compreendidas dentro de um conhecimento amplo, cujo universo florestal é conhecido, concebido, nomeado, contado, vivido, negociado e partilhado. A metodologia empregada para a obtenção dos dados deu-se através da observação participante, entendida aqui como uma sociologia figurativa e descritiva capaz de descrever os fenômenos sociais através de uma poética da vida social, sem se reduzir a uma significação unívoca. Nessa perspectiva analítica, a territorialidade é também construída dentro de um universo onde os pólos humanos e não- humanos se estendem ao infinito: conhecer a floresta, conceber e nomear suas regras éticas e nomear sentimentos vividos como o prenúncio da presença de seres invisíveis são dispositivos éticos vividos e partilhados entre aqueles que vivenciaram e os que potencialmente podem vivenciar e se proteger e protegido por outros.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: UFOPA, UQÀM (Canadá).
EQUIPE DE PESQUISADORES: Rubens Elias Duarte Nogueira (Coordenador), Laurent Jérôme (supervisor).
PRODUTOS:
Jérôme, L. & da Silva, R. E. (2020). Être(s) d’eaux et de forêts : images du territoire et relations aux non-humains dans les cosmologies autochtones du Québec et du Brésil. Recherches amérindiennes au Québec, 50(1), 139–150. DOI: https://doi.org/10.7202/1078707ar
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (ENCERRADO) (2015 - 2016)
Gestão social das águas na FLONA e Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns: estudo socioantropológico sobre os conflitos para demarcação de zonas de pesca e mobilização social para a gestão e preservação dos territórios de pesca comunitária
RESUMO
Compreender a organização social do espaço de exploração dos recursos aquáticos, enquanto gestão do território para usufruto comum na Flona do Tapajós e Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns, observando como se articulam os mecanismos de controle e acesso aos recursos pesqueiros que são desenvolvidos por essas comunidades.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: UFOPA, ICMBIO
Coordenador: Rubens Elias Duarte Nogueira
Bolsista: Andrew Matheus Salgado
PRODUTOS DESENVOLVIDOS:
SILVA, R. E. da. Por uma reforma agrária aquática? Luta por reconhecimento social dos ribeirinhos do rio Tapajós para a construção de Acordos de Pesca. REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 81-102, 2018. DOI: 10.30810/rcs.v1i2.477. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistacienciasdasociedade/article/view/477.
PROJETO PIBIC UFOPA 2012-2013 (ENCERRADO)
Técnicas de manejo do látex na Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra, oeste do Pará e a percepção acerca de práticas sustentáveis no espaço natural
Esta pesquisa teve como objetivo descrever as técnicas de manejo entre coletores de látex na Floresta Nacional do Tapajós, na comunidade de Maguari, localizada no rio Tapajós, Belterra, oeste do Pará. Com isso, elaborou-se uma discussão acerca da percepção de práticas sustentáveis dos moradores locais envolvidos nessa atividade e o espaço natural. Existem técnicas de manejo ambiental tradicionais orientadas para utilizar os recursos da floresta sem por em risco a sustentabilidade ecológica? Caso não, quais técnicas de manejo são utilizadas? São essas questões sobre a relação entre os agentes sociais, o espaço natural e as demandas de mercado que tornam esse projeto de pesquisa de fundamental importância para compreender as dinâmicas resultantes entre as ações antrópicas no ecossistema circundante.
COORDENADOR: Rubens Elias Duarte Nogueira
Bolsista: Rogério Ribeiro de Souza
PRODUTOS DESENVOLVIDOS:
SILVA, R. E.; SOUZA, R. R.; BONFIM, F. S. A Extração do Látex e a Coleta de sementes em Comunidades da Flona do Tapajós: Bases Empíricas para a Discussão da Racionalidade Ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/30363
PROJETO PIBIC UFOPA 2012-2013 (ENCERRADO)
Técnicas de manejo de sementes na Floresta Nacional do Tapajós, Belterra, Pará: percepção acerca de práticas sustentáveis no espaço natural
Este trabalho investigou, in loco, as técnicas de manejo de sementes na Floresta do Tapajós, comunidade do Maguari, município de Belterra, Pará, problematizando sempre as relações entre população local e o meio natural. Com isso, o interesse é constituir conceitos e percepções locais acerca de sustentabilidade ambiental, no sentido de oportunizar as populações envolvidas no processo social de relação com o meio a sistematização de conceitos locais acerca do problema ecológico.
COORDENADOR: Rubens Elias Duarte Nogueira
Bolsista: Fernanda da Silva Bonfim
PRODUTOS DESENVOLVIDOS:
DA SILVA, R. E.; BONFIM, Fernanda da Silva; GARCIA, Marlison Nogueira. COLETORAS DE SEMENTES DO TAPAJÓS: Mulheres, saberes práticos, relações de gênero e a floresta. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/6806
SILVA, R. E.; SOUZA, R. R.; BONFIM, F. S. A Extração do Látex e a Coleta de sementes em Comunidades da Flona do Tapajós: Bases Empíricas para a Discussão da Racionalidade Ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/30363